• RSS
  • Orkut
  • Twitter
  • Facebook
  • Regeneração vs Decisionismo - Paul Washer: Nesta impactante mensagem, Paul Washer nos faz observar a cultura caída que está ao nosso redor e nos leva a uma profunda meditação sobre nossos atuais métodos de evangelismo. (Por VoltemosAoEvangelho.com)
  • Mais do amor de Deus: Uma breve reflexão sobre o grandioso amor de Deus em nossas vidas.
  • Mordi a maçã! E agora?: Vacilei, fiz besteira, viajei, acabei fazendo tudo que eu não queria. O pior é que amo a Deus e quero agradá-lo. Não é por querer, mas sempre caio, sempre erro, e depois me sinto como o pior ser humano no mundo. Sou um pecador que precisa de misericórdia, dia após dia.
  • Estudos Bíblicos para sua edificação!: Leia estudos Bíblicos que ajudarão muito em sua vida, se você praticá-los.
  • Pregações: Veja Vídeos de diversas pregações que edificarão muito a sua vida!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Como estudar a Bíblia: O teste da constância - Pt. 6

Posted by Jefferson Ricardo On 15:28 No comments



Este ponto transcende eras culturais e pormenores situacionais?

Vamos imaginar que nós estejamos em uma viagem pelos Estados Unidos. Começamos na Califórnia e terminamos na Geórgia. Enquanto viajamos, eu percebo que você faz comentários a respeito de certas coisas. Quando chegamos às Montanhas Rochosas, você faz uma observação sobre o ar rarefeito. Quando passamos pelas planícies, você compartilha algo que você agora sabe sobre o trigo. Dirigir por Chicago o lembra de sua pizza preferida. E Kentucky o motiva a discutir sobre corridas de cavalos puro-sangue. Todos esses comentários vieram de sua boca e foram ouvidos por mim.

Isso significa que eles eram assuntos importantes para você? O fato de você dizê-los quer dizer que eles são áreas de vital importância para sua vida? Provavelmente não. Mas se eu quisesse descobrir o que foi importante para você, o que eu faria? Eu iria procurar pelos assuntos que emergiram repetidamente por toda a viagem.

Sua saúde talvez esteja em sua mente – se estiver, você talvez a mencione em Utah e em Kansas, apesar da geografia. Talvez você esteja com fome, então você menciona isso nas montanhas e no deserto. Eu poderia avaliar o que importa para você pela quantidade de vezes que isso aparece em sua conversa.

O mesmo é verdade no estudo da Bíblia. As verdades centrais tendem a reaparecer não importando a cultura ou a época. Não importando a nação ou o século. O ensino Bíblico sobre decência e humildade é constante. O princípio de tolerância e unidade percorre toda a Bíblia. O amor de Deus, o amor ao próximo, o respeito à vida, a adoração regular, a dedicação à família – estes são freqüentemente defendidos e totalmente honrados através das Escrituras. Pergunte a si mesmo, “Esta afirmação tem a intenção de ser uma regra permanente ou foi uma instrução específica dada para tratar uma situação específica?” Passe-a pelo teste da constância.

Talvez seja bom parar e dar dois exemplos sobre dois assuntos controversos hoje em dia. A prática do homossexualismo e o papel da mulher.

Talvez o surpreenda saber que a Bíblia não é uniforme quando se trata de ministério de mulheres na igreja.

Paulo em 1 Timóteo 2:11-12 e em 1 Coríntios 14:34-35 instruiu as mulheres a não ensinarem ou terem autoridade sobre os homens. Se entendermos isso literalmente, então as mulheres não estariam autorizadas a cantar nas reuniões, a dar opinião em aulas, ou até mesmo a dizer “amém” a um ponto dito pelo pregador.

Aparece a questão, isto tem a intenção de ser uma regra permanente ou foi uma ordem específica dada por Paulo em uma situação específica?

Vamos passá-la pelo teste da constância. Qual a freqüência de Paulo nessa questão? Ele ensinou o mesmo em outras cidades e escreveu o mesmo em outras cartas? Talvez o surpreenda saber que não.

Em Romanos 16:1 uma mulher chamada Febe é citada como diaconisa e em Romanos 16:3 uma mulher chamada Priscila é citada como uma apóstola. As mulheres são encontradas ensinando em Atos 18:26 e profetizando em Atos 21:9 e 1 Coríntios 11:5. Por que ele teria mulheres discursando em um lugar e aconselhando-as a refrear suas línguas em outro? Um estudo cuidadoso de 1 Timóteo revela que as mulheres problemáticas eram uma parte importante dos problemas da igreja.

Aparentemente o problema em Éfeso era um problema local. E as instruções sobre silêncio foram propostas para aqueles ouvintes.

Entretanto, a questão da homossexualidade é diferente. Alguns sugerem que os ensinamentos bíblicos contra a homossexualidade são relativos culturalmente e não são aplicáveis hoje. O problema, entretanto, está sempre errado na Bíblia. A ordem transcende particularidades históricas.

Em nenhum lugar do Antigo ou do Novo Testamentos a Bíblia endossa a atividade homossexual. Nem em um único versículo. Oito passagens a condenam completamente. E estas denúncias não são limitadas a uma época ou a um lugar. Tão cedo quanto o livro de Levítico e tão tarde quanto as cartas a Corinto e a Roma, a homossexualidade é apresentada como pecado.

Do deserto de Moabe às cidades de Sodoma e de Gomorra às metrópoles de Corinto e de Roma – o texto é constante contra a prática.

O estudo bíblico sensato inclui uma procura por temas recorrentes na Bíblia. As verdades centrais tendem a reaparecer não importando a cultura ou a época. Não importando a nação ou o século.

Note como o Principal Professor usou toda a Bíblia quando Ele ensinou.

“Então lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras” (Lucas 24:25-27).

Você viu onde Jesus se desviou de Sua mensagem? “E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava...” Jesus não ensinou textos isolados, mas ao invés disso ensinou a mensagem generalizada da Bíblia.

Enquanto estudamos, devemos fazer o mesmo. Comentários sobre vestuário variam de cultura para cultura, de nação para nação – mas o ensinamento sobre decência e humildade é sempre constante.

A ordem de Paulo para não comer alimentos oferecidos a ídolos aparece apenas duas vezes – mas o princípio de tolerância e unidade percorre toda a Bíblia.

Certos princípios estão sempre errados. (Adultério, gula, fornicação, embriaguez, furto, homossexualidade).

Certos princípios estão sempre certos. (O amor a Deus, o amor ao próximo, o respeito à vida, a adoração regular, a dedicação à família).

Estude a Bíblia. Enquanto você fizer isto, procure pelos temas recorrentes das Escrituras. Fazendo isso, você entenderá o que é importante para Deus.

Traduzido por Cynthia Rosa de Andrade Marques Almeida. Irmãos.com
Texto original extraído do site www.maxlucado.com

Leia todos os Artigos desta série clicando aqui.

Continua »

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário aqui!
Que DEUS te abençoe!