• RSS
  • Orkut
  • Twitter
  • Facebook
  • Regeneração vs Decisionismo - Paul Washer: Nesta impactante mensagem, Paul Washer nos faz observar a cultura caída que está ao nosso redor e nos leva a uma profunda meditação sobre nossos atuais métodos de evangelismo. (Por VoltemosAoEvangelho.com)
  • Mais do amor de Deus: Uma breve reflexão sobre o grandioso amor de Deus em nossas vidas.
  • Mordi a maçã! E agora?: Vacilei, fiz besteira, viajei, acabei fazendo tudo que eu não queria. O pior é que amo a Deus e quero agradá-lo. Não é por querer, mas sempre caio, sempre erro, e depois me sinto como o pior ser humano no mundo. Sou um pecador que precisa de misericórdia, dia após dia.
  • Estudos Bíblicos para sua edificação!: Leia estudos Bíblicos que ajudarão muito em sua vida, se você praticá-los.
  • Pregações: Veja Vídeos de diversas pregações que edificarão muito a sua vida!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cristo é o personagem principal – Eric Lima

Posted by Jefferson Ricardo On 18:21 No comments


Quando digo que Cristo é o personagem principal de Gênesis a Apocalipse não me refiro a isso como uma alegoria da importância de Jesus para o cristianismo, mas na verdade porque de fato Ele é o principal personagem em toda a Bíblia, pois toda ela revela o que Cristo viria a ser e fazer. E não se trata de uma curiosidade interessante para contarmos para os amigos. Mas sim um fato de tal importância que certamente deveriamos nos lembrar todos os dias. Pois bem, em Lucas 24.25-27 Jesus disse:


“E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.”

Ora, quando se diz que Jesus começou por Moisés isso quer dizer que Ele começou mostrando na própria lei de Moisés que até mesmo ali o intuito era mostrar a Cristo. Então na verdade o que se observa é que os sacrifícios do AT não tinham valor em sí mesmos, mas sim que na verdade todo aquele ritual apontava para Jesus Cristo. Digo que nunca houve valor em sí mesmo nos sacrifícios para a remissão de pecados do AT, senão para mostrar “sombra dos bens futuros” (Hb 10.1), pois a própria bíblia diz isso em Hebreus 10.4:

“Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.”


Então poderia vir a questão, como as pessoas eram salvas no AT? Paulo nos responde isso em Romanos 3.25:
“Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus.”

Observe bem o que está sendo dito ai. Ele diz: “… para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos…” Isso mostra que a remissão dos pecados acontecem somente na Cruz de Cristo e Paulo ainda adiciona: ” …pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus.” Deus foi muito paciente em esperar a manifestação da Sua Justiça através de Cristo, pois os pecados antes não haviam sido expiados por qualquer sacrifício de animais.

Outra questão surge. Por que, então, Deus ordenou os sacrifícios? Na verdade essa pergunta já foi respondida no início do texto. Eu disse “quando se diz que Jesus começou por Moisés isso quer dizer que Ele começou mostrando na própria lei de Moisés que até mesmo ali o intuito era mostrar a Cristo.” Em Hebreus 10.1 está escrito:

“Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.”

Isso mostra que a lei revela em parte o que havia de vir, ou seja, Jesus Cristo. Quando Paulo escreveu em Romanos 10.4 “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê” ele não disse que a lei acaba em Cristo, até porque em Romanos 3.31 ele diz “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” O que Paulo diz em Romanos dez é que o propósito da lei é Cristo. Em Gálatas 3.24 Paulo também diz “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.” “Os aios na época de Paulo foram servos responsáveis pela proteção dos filhos de seus senhores, levando-os para a escola, corrigindo-os, logo o propósito da lei é nos levar a Cristo.

Portanto, Cristo cumpre a lei por nós e essa Justiça e Retidão nos é imputada, pela fé e somente pela fé. Isso se chama Justificação. Quando Paulo diz em Romanos 3.25 que Deus manifestou a Sua Justiça foi porque a Justiça de Deus foi manifesta em Cristo punindo os “pecados dantes cometidos.” Mas não só isso, pois pela morte vicária de Jesus somos considerados justos, ou seja, justificados. E recebemos essa justiça de Cristo, ou seja, o cumprimento da lei nEle, somente pela fé.

Essa é a razão do porquê aquela velha ideia, que advém do dispensacionalismo, de se fazer distinção entre o tempo da lei e o tempo da graça é errada. A lei tem o mesmo valor hoje, assim como no “tempo da lei.” O que Paulo argumenta é que a lei não foi anulada, mas que, de fato, nem mesmo Abraão foi considerado justo por causa da lei, mas pela fé. Paulo argumenta que ninguém pode praticar a lei em sua plenitude e perfeição e que a lei nos mostra o quanto somos pecadores e não podemos cumprir os mandamentos de Deus. É por isso que Cristo vem, pois ele cumpre a lei.

Deus nos ordena: “Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1.16). Acaso alguém pode ser Santo como Deus? Ninguém que passou por essa Terra foi Santo como Deus, senão Jesus Cristo. E isso também é imputado em nós que temos fé em Deus. É por isso que Paulo vai dizer “vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2.20). É por isso também que precisamos ter em mente o fato de que o plano da salvação foi desenhado por Deus desde antes da fundação do mundo. Não considerar esse útimo fato fere a imutabilidade de Deus.


“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”
Isaías 55.8-9
“O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.”
Romanos 11.33-36


Temos por isso em mente que mesmo a lei escrita no livro de Levítico testemuha de Cristo. Jesus é o princípio e o fim de tudo, especialmente na Bíblia.

Por AMECristo 

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário aqui!
Que DEUS te abençoe!